A temporada de premiações de 2011 está para se encerrar com a entrega da tão almejada estatueta do Oscar no próximo dia 27 de fevereiro. E como todo prêmio que se preze, expectativas e nomes de possíveis vencedores são especulados e comentados nos círculos de amizade e convívio. Para além da torcida, uma forma inteligente de indicar possíveis vencedores é através da análise da trajetória dos filmes em premiações que precedem o Academy Awards. Como todos devem estar cansados de saber, os prêmios entregues na pré-temporada do Oscar, servem de baliza para se prever aquilo que ocorrerá na entrega da estatueta mais cobiçada da sétima arte. Importantes prêmios são dados no pré-Oscar, alguns com maior relevância, outros com menos. Os longas, diretores e atores vencedores dos seus respectivos sindicatos aumentam a sua chance de sair com o prêmio da AMPAS. Isso porque a maioria dos votantes dos sindicatos votam no Academy Awards, e por isso, há um alto índice de semelhança dos resultados de ambas as premiações.
Na tabela abaixo, foram elencados os vencedores dos prêmios das seguintes entidades: 1) SAG - Screen Actors Guild; 2) DGA - Directors Guild of America; 3) PGA - Producers Guild of America; 4) WGA - Writers Guild of America; 5) Golden Globe; 6) BAFTA - The British Academy of Film and Television Arts; e 7) Critics' Choice Movie. A tabulação dos dados pode ser vista a seguir:
Então, se realmente há uma equivalência desses resultados com o que vai acontecer no dia 27 de fevereiro no Teatro Kodak, pode-se dizer que:
1. Na categoria de Melhor Filme há uma disputa entre A Rede Social e O Discurso do Rei, onde o último leva uma grande vantagem por ter vencido o PGA;
2. Na categoria de Melhor Ator, Colin Firth vem levando todos os prêmios na categoria em que compete. Alguém ainda tem dúvida que o Oscar será dele?
3. Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante não há mistérios, o nome do ano é Christian Bale que tem recebido todos os prêmios em solo americano.
4. Na categoria de Melhor Atriz sem hesitar vai dar Natalie Portman.
5. Na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, muito provavelmente, a Melissa Leo levará.
6. Na categoria de Melhor Direção há uma briga entre o Tom Hooper e o David Fincher. Mesmo o último tendo levado três dos quatro prêmios mencionados, o primeiro ganhou o mais importante deles, o DGA. Por isso, eu aposto no Hooper.
7. Na categoria de Melhor Roteiro Original, parece haver uma disputa entre A Origem e O Discurso do Rei. Mas como A Origem levou o WGA, acredito que vença o Oscar.
8. Na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, o vencedor deve ser mesmo A Rede Social.