sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Coco avant Chanel (2009)

O filme, Coco avant Chanel (Coco antes de Chanel - 2009), narra a história de vida de Gabrielle Chanel, que mais tarde viria a se tornar, Coco Chanel. Quando criança, juntamente com a irmã, foi criada em um orfanato e logo cedo descobriu o significado da perda, da ausência dos pais e das dificuldades que alguém sem bens enfrenta para sobreviver. Na juventude, trabalha numa alfaiataria e canta em um cabaré para prover o seu sustento. Em uma das suas apresentações conhece o rico Étienne Balsan, que por ser influente na sociedade parisiense, abre indiretamente portas que a levaria ao sucesso. É contrariando as convenções da sua época que Coco Chanel cria o estilo da mulher contemporânea.
Foto 1 - Audrey Tautou em Coco avant Chanel (2009) em um dos seus modelos preferidos as camisas listradas
Em uma época onde mulheres fúteis, afetadas e muitas vezes submissas era a regra, Coco surge com uma proposta que indicava um modo simples, sóbrio e confortável de se vestir, onde o menos era o mais. Ou seja, elegância, sim, mas sem exageros. Como dito, antes de despontar no mundo da moda, até então, Gabrielle cantava em cabarés, mas ela teve a oportunidade de encontrar as pessoas certas, nas horas certas. Entretanto, seu sucesso não foi alcançado de maneira fácil. Ela precisou escolher entre uma vida estável e medíocre, mas que lhe garantia estabilidade, ou arriscar e despontar no mundo da moda. Não preciso dizer que ela optou pela segunta alternativa. Coco Chanel foi a mais influente estilista francesa, e uma mulher de visão progressista. Até hoje, sua moda dita regra no cenário da moda mundial. Hoje, a Chanel é uma empresa de vestuário especializada em peças de luxo e perfumes refinados. A Chanel tem agradado muitas celebridades desde que foi criada, com suas peças de luxo sendo cobiçadas por estrelas do cinema como: Catherine Deneuve, Nicole Kidman, Audrey Tautou e Marilyn Monroe.

Foto 2 - Audrey Tautou como Coco Chanel em uma das cenas finais da película
O filme, entretanto, melhora com o seu desenvolvimento, da mesma forma que a atuação da Audrey Tautou evolui com o progresso de Coco Chanel. Há uma sintonia fina entre a atriz e a vida da personagem. Tautou constroi um papel com grande riqueza de detalhes, simpatia e competência, deixando claro, que não é uma atriz de papel único. Além da boa atuação da protagonista, vemos na película uma bela fotografia. Destaco as cenas finais, por volta dos 96 min., especialmente, quando se mostra os momentos de criação das roupas com a marca Chanel, e as cenas do desfile. Sem falar da simplicidade e beleza das camisas listradas que era uma de suas características criar. Quando não, utilizava roupas predominantemente de cor preta, pois segundo ela, apenas o preto ressalta o olhar. Não há um momento de revelação instântanea da genialidade de Coco Chanel no longa, pelo contrário, nós somos convidados a junto com a protagonista, passo a passo, ir descobrindo suas influências e características, que estão diretamente ligadas ao dia-a-dia das pessoas comuns. E acredito que ai está a maior qualidade do longa, ou seja, é um filme biográfico que não cai no lugar comum de mostrar o personagem como alguém extraordinário, que só falta ter poderes mágicos. Parece que a Anne Fontaine segue uma das premissas de Coco, o menos é o mais. Coco avant Chanel (2009) está longe de ser um filme arrebatador e empolgante, mas é belo e tem um quê de artesanal, onde cada momento é precisamente construído e essencialmente delicado, suave e belo.

----------------------------------------------------------------------------------
------
Coco avant Chanel, França - 2009. Dirigido por Anne Fontaine. Com: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Emmanuelle Devos. 105 min.. Gênero: Biografia e Drama.
Nota: 8.5

1 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Esperava bem mais... Acho que o problema de "Coco Antes de Chanel" é a própria protagonista, que não teve uma vida interessante antes do estrelato. Agora, Audrey Tautou está ótima e a trilha do Desplat é ÓTIMA!

Postar um comentário