domingo, 4 de abril de 2010

O Mistério do Samba (2008)

Acredito que uma das inquietações de quem ouve sambas antigos é entender como aquelas canções foram criadas. Pois saiba, que verdadeiros clássicos da Música Popular Brasileira, são originários das rodas de bambas, lá dos subúrbios, principalmente, cariocas. Da mesma forma que Cartola canta em "Sala de Recepção", eu digo e pergunto, "Habitada por gente simples e tão pobre. Que só tem o sol que a todos cobre. Como podes, Mangueira, cantar?" Pois bem, você retira Mangueira, e poe Portela que o resultado será o mesmo.

Para tentar compreender a realidade e o poder criativo do samba, a cantora Marisa Monte, entra no cotidiano da comunidade e agremiação carnavalesca Portela, umas das mais tradicionais do carnaval carioca, situada na zona norte, no bairro de Oswaldo Cruz. A gravação do documentário durou dez anos, e começou quando Marisa Monte resolveu resgatar sambas esquecidos para seu disco "Tudo Azul". Nos 88 minutos do documentário, alguns elementos constitutivos do samba nos são revelados pelos compositores da escola. Dentre eles, pode-se citar a melancolia, os amores, a tristeza e a realidade da comunidade.

É bonito ver os velhos rostos do samba, já que atualmente, só vemos artistas, que só aparecem uma vez no ano nas quadras das escolas de samba. É como diz um samba-enredo do Império Serrano: "Super Escolas de Samba S/A. Super-alegorias. Escondendo gente bamba. Que covardia!" Ao contrário disso, os roteiristas tem a nítida intenção de mostrar as raízes do samba, e é por isso que vemos Monarco, Tia Surica, Tia Eunice, Dona Áurea, e alguns mais conhecidos, como Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Como diria Chico Buarque, em "Chão de Esmeraldas", "É a realeza dos bambas que quer se mostrar." Nada mais, nada menos que a Velha Guarda da Portela. O Mistério do Samba é um documentário recomendadíssimo para todos que gostam do bom samba de raíz, e para aqueles que também não tem tanta aproximação com o gênero musical, pois as composições que ouvimos são realmente de extrema beleza.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O Mistério do Samba, Brasil - 2008. Dirigido por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda. Com: Marisa Monte, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Velha Guarda da Portela. 88 minutos. Gênero: Documentário - Musical.
Nota: 10.0

6 comentários:

Jenson J, disse...

Poxa, nunca ouvi falar do mesmo! Estranho.

Ismael disse...

Uma maravilha esse DVD. Imperdível pra quem gosta de samba.

Anônimo disse...

apenas retificando... Portela fica no bairro de Madureira... próximo ao bairro de Oswaldo Cruz.

Santiago. disse...

É anônimo, você tem razão, a Portela fica em Madureira. E como diz o samba do Monarco, "Em Oswaldo Cruz, bem perto de Madureira todos só falavam Paulo Benjamin de Oliveira."

Abraço!

Paulo Soares disse...

Sou louco para ver esse documentário, porém nunca consegui encontrá-lo nas locadoras, nem pra vender. E baixar, ficou sem cogitação, por conta das qualidades que encontrei. Dai é judiação ver essa obra em baixa qualidade.

Lembro da época de divulgação desse trabalho, em que ficava salivando por cada imagem, e cada samba tocado, pois sempre gostei de samba de raiz, e automaticamente, foi obrigatório se fascinar por esses grandes nomes da Portela. Porque cá pra nós? Tem coisa melhor pra animar uma reunião de domingão quem um bom samba de qualidade?

Continuarei na minha busca incessante, um dia haverei de ver...rs

Abs Santiago!

Wally disse...

Costumo ter mente aberta, mas samba realmente não me atrai. Diante de sua nota, porém, fiquei até relativamente curioso.

Postar um comentário