segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

The Girl with the Dragon Tattoo (2011)

Foto 1 - Rooney Mara e Daniel Craig

Devo admitir que The Girl with the Dragon Tattoo não seria um filme que me faria sair de casa para ir ao cinema. No entanto, apesar dessa minha indisposição, acabei vendo o filme e, contra as minhas expectativas, até que ele me surpreendeu. E o início do filme já é muito bom com a versão que eles utilizam de Immigrant Song do Led Zeppelin. Só acho que os serial killers dos filmes deveriam se reinventar, ainda mais, quando se trata do mesmo diretor. Ter suas mortes inspiradas por passagens bíblicas (ou algo que o valha) não tem mais graça, desde Seven, inclusive, do mesmo diretor de Millennium.

Todos os atores estão muito bem, a propósito, o Christopher Plummer aparece bem melhor nesse longa quando comparado ao seu premiado papel em Beginners. Com personagens fortes e bem interpretados unido aos mistérios e segredos de família, Fincher consegue produzir uma trama tensa e inquietante. Além disso, há uma miscelânea de temas tocados que são para todos os gostos. Desde violência (no sentido mais amplo que houver) contra mulheres, ao nazismo, assassinato e um quê de jornalismo investigativo. Cenas impactantes tomam conta da película e, o diretor não faz questão de escondê-las.

Apesar da história não cansar em nenhum momento, acredito que ela poderia ser reduzida. O diretor poderia muito bem ter focado na investigação dos crimes e, esquecido a vida pregressa do Mikael Blomkvist (Daniel Craig), bem como o que a Lisbeth Salander (Rooney Mara) faz depois de desvendar o crime. Aliás, a tentativa de prender o expectador com a transformação dela na mocinha que se apaixona pelo galã-garanhão não está com nada. Tenho certeza que todos a preferiam do jeito enigmático, sarcástico e vingativo que nos é apresentado no início. Diferentemente, do L'Homme qui Aimait les Femmes (O Homem que amava as mulheres), do Truffaut, não se ver um conquistador que conta os seus inúmeros casos e paixões, mas vê-se o desvendar de um mistério familiar que envolve mulheres torturadas e violentadas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
The Girl with the Dragon Tattoo (Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres), Alemanha/Estados Unidos/Reino Unido/Suécia, 2011. Dirigido por David Fincher. Com: Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Stellan Skarsgård. 158 minutos. Gênero: Policial, Suspense.

Nota: 7.5

0 comentários:

Postar um comentário