sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Panorama pré-Oscar 2012

Todos os anos, o período que antecede a entrega do Oscar meche com os amantes do cinema e a mídia especializada. Em 2012, a temporada de premiações será encerrada no dia 26 de fevereiro com mais um Academy Awards. Como todo prêmio que se preze, expectativas e nomes de possíveis vencedores são lançados e comentados nos círculos de amizade e convívio. Para além da torcida, uma forma inteligente de indicar possíveis vencedores é através da análise da trajetória dos filmes em premiações que precedem o Oscar. Os prêmios entregues no pré-Academy Awards, servem de baliza para se prever aquilo que ocorrerá na entrega da estatueta mais cobiçada da sétima arte. Importantes prêmios já foram dados desde janeiro, alguns com maior relevância, outros com menos. Os longas, diretores e atores vencedores dos seus respectivos sindicatos aumentam a sua chance de sair com o prêmio da AMPAS. Isso porque a maioria dos votantes dos sindicatos votam no Academy Awards, e, por isso, há um alto índice de semelhança dos resultados dessas premiações.

Nas tabelas abaixo, foram elencados os vencedores dos prêmios das seguintes entidades: 1) SAG - Screen Actors Guild; 2) DGA - Directors Guild of America; 3) PGA - Producers Guild of America; 4) WGA - Writers Guild of America; 5) Golden Globe; 6) BAFTA - The British Academy of Film and Television Arts; e 7) Critics' Choice Movie. A tabulação dos dados pode ser vista a seguir (clicando nas tabelas é possível vê-las ampliadas):


1. Na categoria de Melhor Filme o vencedor deve mesmo ser O Artista que tem levado uma série de importantes prêmios. A vitória de Os Descendentes no Globo de Ouro, a esta altura do campeonato, não parece ser tão relevante. No entanto, é bom ficar atento ao filme Histórias Cruzadas que levou o SAG e o Critics' Choice pelo melhor elenco, e que ganhou a simpatia do público americano.

2. Na categoria de Melhor Ator apesar do George Clooney ter vencido dois prêmios - dentre eles, o Critics' Choice - provavelmente, não impedirá o Jean Dujardin de levar o Oscar, afinal de contas, ele foi o vencedor do SAG.

3. Como nos dois anos anteriores, a categoria de Melhor Ator Coadjuvante tem sido uma barbada. Não há dúvidas que o vitorioso será o Christopher Plummer.

4. Na categoria de Melhor Atriz temos novamente o dilema Meryl Streep. Até o momento, a Viola Davis tem bastante vantagem por ter vencido os dois mais importantes prêmios em solo americano nesta categoria. No entanto, algo me faz pensar na vitória da Meryl Streep, diferentemente daquilo que eu dizia em 2010.



5. Na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, da mesma forma que nos dois últimos anos, todos já sabem quem será a vencedora. Com absoluta certeza, ouviremos The Oscar goes to... Octavia Spencer.

6. Na categoria de Melhor Direção o vitorioso deverá ser o francês Michel Hazanavicius. Ele que levou o importante prêmio do Directors Guild of America não deverá sair de mãos abanando do Kodak Theatre.

7. Na categoria de Melhor Roteiro Original, apesar do Woody Allen ser avesso a premiações do tipo Oscar, o seu filme Meia-noite em Paris deverá se sagrar vencedor do próximo Academy Awards.

8. Na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, mesmo com o aparente embrolho, e a estatueta sendo disputada por três filmes, o vencedor deverá ser Os Descendentes (apesar da minha antipatia pelo longa).

0 comentários:

Postar um comentário