quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Diamante de Sangue (2006)

Foto 1 - Leonardo DiCaprio e Djimon Hounsou em Diamante de Sangue

A trama de "Diamante de Sangue" gira em torno do comércio de diamantes de áreas de conflito, no caso do filme, em Serra Leoa. Tal dinâmica seria a propulsora da guerra civil, no momento em que representaria o capital necessário para comprar armas. Questões políticas importantes são tocadas rapidamente no longa, além claro do fato da guerra civil, também é mostrado a rede de interesses dos envolvidos. Por exemplo, o mesmo fornecedor que vende armas ao governo, vende aos "rebeldes". Não há escrúpulos, apenas interesses. A lógica do conflito é o seguinte, se por acaso tirarmos o nome Serra Leoa e colocarmos Venezuela, trocarmos diamante por petróleo, ou, tirar Serra Leoa e por EUA/Iraque, entendemos o poder que os recursos minerais possuem nos projetos políticos de cada governo e as verdadeiras motivações para uma guerra.

Para quem apenas ler o primeiro parágrafo, vai pensar, que filmão! Ledo engano, nele, há muita ação, pouca ênfase no político, atores bonitos, más atuações, muita morte, e claro, uma história de amor. Até hoje me pergunto o porquê de Leonardo DiCaprio ter sido indicado ao Oscar de melhor ator. A quem ele convence que foi um guerrilheiro atuante na guerra civil de Angola antes de se envolver com o tráfico de diamantes? Ele deveria ter visto mais Apocalypse Now (1979), Platoon (1986) e O Resgate do Soldado Ryan (1998), os dois primeiros para saber como se portar numa selva, e o último, para saber como agir numa guerra, e entender o que é ser um verdadeiro ator.

O que salva o filme são algumas nuances interessantes sobre o conflito generalizado em toda África, na disputa de quem consegue poder e riqueza, através dos recursos minerais existentes naquela terra. No mais, a película é repleta de momentos melodramáticos baratos. E pode ser resumida da seguinte maneira: O contrabandista de diamantes (Leonardo DiCaprio) vira mocinho ao salvar o pescador (Djimon Hounsou) e seu filho. O "ex-vilão" morre no final, e por isso não consegue ficar com a mocinha (Jennifer Connelly). Fica claro que o "bom moço" deu a sua vida para salvar os outros, mas antes de morrer, telefona para a garota e declara todo o seu amor antes do seu fim. Se mesmo com tudo isso as perfomances fossem boas, até que daria para suportar o longa, mas nem isso, a Jennifer Connelly nem parece a mesma que fez Réquiem para um Sonho (2000).

------------------------------------------------------------------------------------------------

Blood Diamond (Diamante de Sangue), Estados Unidos - 2006. Dirigido por Edward Zwick. Com: Jennifer Connelly, Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou. 138 minutos. Gênero: Drama, Suspense.
Nota: 6.0

2 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Sério? Eu o vi sem prestar atenção logo que saiu mas achei boas atuações e um bom filme... Acho que preciso revê-lo, rs...

Santiago. disse...

Seria bom você revê-lo para que eu pudesse saber qual a sua opinião. Acredito que o diretor possuia um bom roteiro na mão e o desperdiçou.

Abraço.

Postar um comentário