domingo, 6 de dezembro de 2009

Julie & Julia (2009)

É bom estar de volta ao chá de poejo, e melhor ainda, é retornar comentando um filme estrelado pela Meryl Streep.

Foto 1 - Meryl Streep como Julia Child

O longa da vez é Julie & Julia (2009), onde Streep interpreta Julia Child, e Amy Adams a Julie Powell. Julia Child, uma ex-secretária de uma entidade governamental norte-americana, muda-se com o marido para Paris. Cansada de não fazer nada, deculpem-me o oxímoro, tenta ocupar seu tempo, mas não sabe com o que. É nessa busca que ela percebe que o que mais gosta de fazer é comer, e então, decide entrar numa escola de culinária. Com um talento sensacional para a atividade, tornou-se um nome reconhecido mundialmente. Julie (Amy Adams) entra na trama em um momento de baixa autoestima profissional, e decide então, fazer algo que de fato, lhe dê prazer. Tal como a Julia Child, a Julie Powell também gosta da arte de cozinhar, e decide fazer um blog, onde ela possa comentar, depois de ter feito os pratos sugeridos no livro Mastering the Art of French Cooking de autoria da Julia.

Sobre as atuações. Não gostei da Amy Adams, muito sem graça, parece até uma criança. É uma interpretação com pouca expressividade, mesmo sendo o seu papel tão importante quanto o de Meryl Streep e havendo enormes possibilidades para enriquecê-lo. Por outro lado, você percebe a delicadeza da Streep, que interpreta uma mulher gigante para a média feminina, e com um sotaque daqueles carregados que ela adora compor. Ela consegue nos divertir, nesse papel de uma comilona que é obcecada por manteiga. Uma das marcas dela é a tranquilidade ao dizer suas falas, nunca há exitação, não se percebe uma busca por palavras, é tudo muito natural. Ela está leve como uma pluma, um colírio para os olhos.

O filme. Com certeza, não é o melhor do ano, nem um dos melhores. Sem a atuação da Meryl Streep seria mais um, dentre tantos outros. É impagável vê-la se divertindo literalmente em cena, fazendo de uma chefe da cozinha francesa aparentemente rude e meio desengonçada por causa do seu tamanho, muito mais agradável e divertida, que a "sem graça" e boazinha Amy Adams. Falando em ser meio desengonçada, é admirável o trabalho corporal (ver link com a verdadeira Julia) da mesma Streep. Ela, filme a filme, vem mostrando que é a atriz mais completa da atualidade. Em última análise, Julie & Julia é um longa para descontrair e relaxar, sem muitas pretensões, entretanto, uma coisa é bem verdadeira, ele re-valoriza o hábito pela boa gastronomia e o prazer em comer tão fora de moda com esses padrões de modelos esqueléticas e que só comem saladas. Eu recomendo assistir, esse é um bom exemplo de película para arejar a mente cansada, por isso, bon appétit!

----------------------------------------------------------------------------------------
Julie & Julia, EUA - 2009. Dirigido por Nora Ephron. Com: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci. 123 minutos. Gênero: Biografia, Comédia.

Nota: 8.0

5 comentários:

Girabela disse...

Estou louca para ver esse filme. Não li o post ainda, mas já adianto isso.


Abraços,
Gabriela

Vinícius P. disse...

Acho que o maior destaque desse filme é sem dúvida a atuação da Meryl Streep. Como você comentou, a caracterização da atriz impressiona, é mais um grande trabalho que merece algum reconhecimento.

cinthia disse...

eu queria ver esse filme...mas ai minha dieta vai por água abaixo. E quanto a sua sugestão no msn para q eu crie um blog sobre culinária....nada disso!! Acho que vou fazer um sobre drinks e bebidas no mundo.

*desejo de ser drunkanoréxica detected

Fernando disse...

Um filme que quero muito assistir porque quem viu aprovou... Contudo, você é o primeiro a criticar a atuação de Amy Adams... Não gostei muuuuito dela em Doubt. Agora, quero ver como se sai nesta nova parceria com Julie & Julia... Abs!

Santiago. disse...

Gabi,

vai correndo ver, não por ser uma grande filme, mas por ser um longa para relaxar, e por nele estar a melhor atriz da atualidade. Bju!

Vinícius,

você está coberto de razão, é por isso que sou louco por ela. Abraço.

Cinthia,

vai ver sim, você merece sair do regime durante alguns dias. Sobre o blog, também irei apreciar se ele for sobre drinks. Mas a proposta é que você faça, comente no blog e chame os amigos para degustar. Bjão!

Fernando,

acho que se você não a aprovou em Doubt, provavelmente, não será agora que fará. Ela está bem pior, quando tinha tudo para se superar. Abraço!

Postar um comentário