sexta-feira, 12 de março de 2010

A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies (1995)

Uma Viagem Pessoal com Martin Scorsese pelo Cinema Americano, poderia muito bem para mim, ser: Uma Aula sobre o Cinema Americano com Martin Scorsese. Em quase 4 (quatro) horas de duração, ele fala sobre os gêneros que de algum modo o influenciaram enquanto diretor. Seja o faroeste, os musicais, os filmes de gangster ou os noir. No documentário, ele também avalia a técnica e a mudança das ideias no cinema e do fazer cinema. Ou seja, a mudança do filme de 35 mm para o de 70 mm, a transição do cinema mudo para o falado, ou ainda, do preto e branco para o advento do technicolor. Além de discutir os grandes idealizadores clássicos, D.W. Griffith e Cecil B. DeMille.

Divide ainda os diretores em dois grupos, o dos "contrabandistas" e o dos "iconoclastas". No primeiro, cita King Vidor e Howard Hawks, onde ambos trabalhando dentro do esquema imposto pelos grandes estúdios, realizaram projetos altamente pessoais e de estilos incomparáveis. Já no segundo, cita Erick von Stroheim, que foi engolido pela indústria, e outros que tiveram mais sucesso, como Kubrick e Cassavetes. Estes últimos, romperam com o sistema de produção da época, e foram reconhecidos por isso.

Enfim, o documentário está dividido em três capítulos,
subdividos em várias outras partes. É algo indispensável para aqueles que querem entender o Cinema, e em especial, o americano clássico que influenciou os trabalhos de Scorsese. São verdadeiras aulas de cinematografia e dão luz a várias produções desse diretor. Então, incrementando, é fundamental para quem quer conhecer o cinema americano clássico, e é essencial para entender os filmes realizados por esse diretor norte-americano. É claro que essa breve resenha não contem todas as nuances tratadas no documentário, apenas introduzi algumas questões de maior relevo. Por isso, vale a pena dar uma olhada em todo o trabalho.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies (Uma Viagem Pessoal com Martin Scorsese pelo Cinema Americano), Estados Unidos e Reino Unido - 1995. Dirigido por Martin Scorsese e Michael Henry Wilson. Com: Francis Ford Coppola, Brian De Palma, Frank Capra, Clint Eastwood, George Lucas, Arthur Penn, Billy Wilder. 225 minutos. Gênero: Documentário.
Nota: 10.0

7 comentários:

bruno knott disse...

Que ignorância a minha. Não sabia da existência desse documentário. Dica devidamente anotada. Vou atrás o quanto antes.

Abs.

Jenson J, disse...

Definitivamente irei procurar!

Vinícius P. disse...

4 horas de duração? Mas fiquei bem curioso mesmo assim...

Nathally Carvalho disse...

Você conseguiu ver como? To atras desse documentário e não consigo achar em lugar nenhum.
Parabéns pelo site!

Santiago. disse...

Bruno e Jenson,
vale muito a pena dar uma conferida. Depois de vê-lo, vocês teram muitas ideias legais para desenvolver.

Abraço!


Vinícius,
é, são quase quatro horas de duração, é como disse, não é um simples documentário, são verdadeiras aulas sobre o cinema.

Abraço!


Nathy,
realmente, é´bem difícil encontrá-lo, mas nada é impossível quando se tem amigos.. hehe Meu amigo o tinha e me emprestou. No mais, obrigado e vote sempre.

Abraço!

Paulo Soares disse...

Sou suspeitíssimo para falar do Scorsese, porque ele é simplismente o meu the best. Um gênio absoluto!
Vi esse documentário ano passado, que até então não encontrava em lugar algum, até um generoso amigo de fortaleza me enviar uma cópia dele. Simplismente maravilhoso. Sem palavras.
Como você bem diz Santiago, é uma verdadeira aula de cinema.
Vendo o documentário você consegue entender de onde vem tamanha base cinematográfica do Scorsa. De onde ele acumulou tanto conhecimento cinematográfico e construiu belamente a sua carreira.

Adoro que ele foca nos famosos filmes B. Onde existem muitas pérolas maravilhosas, que infelizmente não recebem todo o valor que mereciam.

Posso dizer que foram 4 horas, porém é tão delicioso, tão espetacular, que ao final ficamos querendo mais 4 horas.

Wally disse...

Nossa, desconhecia. Deve ser fantástico!

Postar um comentário