segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bette Davis Revisitado

Em um blog meu não poderia faltar uma postagem sobre a Bette Davis. Não era suficiente apenas uma foto sua, como pode ser visto, ela é a quarta da esquerda para a direita no cabeçalho do blog. O título do artigo é esse porque estou postando novamente um texto que já havia escrito anteriormente. Eu vou escrever na primeira semana de outubro um especial sobre nossa grande atriz, já que se vão 20 anos desde que ela nos deixou fisicamente. Por enquanto, fica essa minha primeira homenagem.

Dentre as grandes estrelas do cinema norte-americano, uma possui luz própria. Bette Davis foi modelo para seus colegas na arte da interpretação, e é referência para os amantes do cinema clássico americano. Na vida, era geniosa e temperamental. Criou várias inimizades com os colegas de trabalho. Mas sua personalidade sempre esteve associada a de uma mulher forte, sabedora de suas qualidades, que apostava no seu talento e que não admitia ser tratada como objeto pelos executivos dos estúdios. Para seu tempo, ela conseguiu algo praticamente impensável: ser o símbolo do mais puro feminismo quando nem mesmo o movimento estava consolidado. Ela ganhou dois Oscars de melhor atriz pelos filmes "Dangerous"(1935) e "Jezebel" (1938), mas para além dos prêmios recebidos, sem dúvida, assistir um filme seu, é proporcionar uma festa para os olhos. Para começo, indico "All About Eve"(1950), "What Ever Happened to Baby Jane?" (1962) e "Com a maldade na alma" (1964).

Tornou-se conhecida do público mais jovem quando, em 1981, a cantora Kim Carnes lançou a canção "Bette Davis Eyes" que se tornou um sucesso pelo mundo à fora. Nos EUA, ela permaneceu como a mais tocada nas rádios durante dois meses. No vídeo abaixo, você pode conferir o hit. As cenas iniciais são do filme "What Ever Happened to Baby Jane?". E a atriz que aparece é Joan Crawford, umas das atrizes da época que não se dava bem com Bette Davis. Daí a brincadeira de quem fez o vídeo, nas passagens em que Davis aparece, Crawford parece surtar e demonstrar enorme ódio. Aos 33 segundos, é passada uma cena clássica de "All About Eve", na qual a atriz dá um show de interpretação, e diz com todo seu charme e elegância: "Apertem os cintos de segurança. Vai ser uma noite turbulenta." Não estou conseguindo fazer o upload do vídeo para o blog, por conta disso, vou deixar o link para ele ser visto no youtube. Clique aqui.

Além da referência da música de Kim Carnes, outras homenagens estão nas músicas de Madonna - "Vogue", e do Bob Dylan - "Desolation Row". Além de ser citada no próprio cinema, em "Quem tem medo de Virgínia Woolf?", logo no início, no diálogo entre, Elizabeth Taylor e Richard Burton, e em "Todo sobre mi madre", do Almodóvar, neste é feita uma homenagem ao filme "All About Eve", e claro, à Bette Davis.

Há algum tempo, Bette Davis nos deixou (06/10/1989). No entanto, para os apreciadores do bom cinema, a impressão é que ela está viva, acessível através de seus filmes que nunca deixaram de ser exibidos na televisão, nas coleções de DVD, e nas biografias escritas a seu respeito. Esse culto em torno do nome de um artista é reservado apenas àqueles que aqui pisaram e conseguiram deixar sua marca. E é claro, Bette Davis é um desses mitos da sétima arte. Suas interpretações são altamente recomendadas. Não sem razão, Kim Carnes canta a beleza e expressividade do seu olhar. Pode conferir! Outra homenagem pode ser vista aqui, esta ao som de Dream A Little Dream Of Me nas vozes de Ella Fitzgerald & Louis Armstrong.

0 comentários:

Postar um comentário