sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O mestre do suspense comemora aniversário


Se vivo, ontem, 13 de agosto, Alfred Joseph Hitchcock completaria 110 anos de vida. Se hoje, filme de suspense é sinônimo de bastante sangue, pessoas fantasiadas ou monstros, nos filmes com a marca hitchcokiana, películas de suspense deviam abordar questões psicológicas e fazer uso do artifício da dúvida e de ambientes e situações claustrofóbicas. Por que comemorar 110 anos de quem já morreu há 29 anos? É simples, não é apenas a figura de Hitchcock que comemoramos, mas principalmente, suas obras e o seu legado.

É impossível não saber quem é ele. Ok! Pode-se não saber que quem idealizou uma das cenas mais emblemáticas do cinema, seguida de uma das trilhas não menos famosa foi o cineasta anglo-americano. Mas a cena do esfaqueamento de uma mulher enquanto ela tomava banho é uma das mais citadas e comentadas da história do cinema. O vídeo abaixo mostra a cena antológica do filme “Psicose”.


Os roteiros assinados por Hitchcock contem reflexões bastante densas. Uma pequena cidade invadida por pássaros violentos em "Os Pássaros", de 1963; uma secretária que se esconde em um hotel onde acontece uma série de assassinatos em "Psicose", de 1960; um policial que sofre de acrofobia e é designado para vigiar uma jovem com disposições suicidas em "Um Corpo que Cai", de 1958; um homem que furta e mata velhas senhoras ricas e banca de bom moço em “A sombra de uma dúvida”, de 1943; coisas curiosas acontecem em frente da janela de um fotógrafo engessado em "Janela Indiscreta", de 1954; um marido projeta a morte de sua mulher para herdar fortuna e vingar-se de uma antiga traição em "Disque M para Matar", de 1954;

Além dos enredos, também é característica sua aparecer nas suas próprias películas. Todo mundo se lembra de alguma das suas aparições. Nunca ganhou o cobiçado Oscar de melhor diretor, apenas um Prêmio Memorial Irving G. Thalberg pelo conjunto de sua obra. Além disso, no ano da sua morte (1980) recebeu o título nobiliárquico de Sir, que não chegou a usufruir. Os filmes desse diretor atemporal são extremamente recomendados. Caso perguntado qual diretor de cinema morto, eu gostaria que ressuscitasse para fazer apenas mais um filme, com certeza, ele seria uma das minhas opções.

2 comentários:

Anderson disse...

Adoro! Um dos meus diretores favoritos e fico feliz q com o tempo seus filmes realmente conseguiram o valor merecido, caso raro de o gosto do público e da crítica concordarem em uma filmografia tão vasto. Gosto de quase todos os filmes dele, mas talvez meu favorito seja INTRIGA INTERNACIONAL. Abs!

Santiago. disse...

Acho que é um dos diretores que nunca ficou no ostracismo. Seja da geração do meu avô ou da minha, ele sempre é lembrado pelas suas obras geniais. Como disse, ele é atemporal.

Abraço.

Postar um comentário