sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Toca Rauuuul!

Já está um pouco tarde, mas ainda há tempo para a homenagem do nosso blog, ao pioneiro do rock na terra brasilis. Há 20 anos, nosso Raulzito morria em São Paulo, mas ao mesmo tempo, entrava para a história da música brasileira como poucos. Perseguido pra valer pela ditadura, sempre foi alvo da censura. Exemplo disso, é a música Gospel, que repercurti na postagem do dia 17 desse mês.

Sua característica marcante, o deboche e a crítica social, sempre esteve presente em suas composições. Exemplo disso é a canção de 1973, Ouro de Tolo. Que o próprio cantor não acreditava no sucesso que ela fez, visto que a letra era de difícil entendimento, principalmente, por tocar nas questões do milagre econômico e da opressão política do período. Krig-Ha, Bandolo!

Segundo Raul, suas influências foram o rock'n'roll de Elvis Presley e o cinema de James Dean e Marlon Brando. Isso para o cantor significava que os filhos nesse momento podiam dizer que eram essencialmente diferentes que seus pais. Para o caso de Elvis, não significava apenas um cara com uma dança bacana, mas sim uma modificação comportamental, uma maneira distinta de ser, agir e falar. Além disso, gostava de mesclar sua influência estrangeira, com sua realidade local, daí seu interesse por Luiz Gonzaga.

Até hoje seu nome é lembrado, e sempre se ouve o clássico, Toca Rauuul! Suas canções onde quer que se vá, são sempre tocadas, e seu legado perpetuado. Ninguém melhor que ele para falar sobre as desilusões amorosas, e os problemas da vida. Por isso, vida longa ao Raulzito!

0 comentários:

Postar um comentário