terça-feira, 25 de agosto de 2009

Boas cenas, belas músicas

Qual é a primeira coisa que vem a mente de vocês ao ouvir a canção, As time goes by? Na minha, vem três coisas, sem precisar fazer muito esforço. São elas, o filme Casablanca (1942), Ingrid Bergman e Frank Sinatra. Mesmo vários outros artistas tendo regravado a canção.

As time goes by é a canção tema do longa Casablanca. O filme está ambientado numa cidade de mesmo nome da película, no norte da África, e se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Casablanca torna-se ponto de passagem para aqueles que estão fugindo da guerra. Além de rota de fuga, torna-se também, ponto de reencontro para Richard Blane (Humphrey Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman) após um relacionamento relâmpago que tiveram em Paris. E adivinhem, não é difícil, qual era a música tema do casal? Nada mais, nada menos que As time goes by, ver letra aqui.

Em pensar que Casablanca era considerado na época um longa secundário, seus produtores enfrentaram vários problemas financeiros, sendo os imprevistos solucionados com muita criatividade. A verdade é que algumas produções são filmes que fazem sucesso momentâneo e entram para o anonimato, outros, por sua vez, tornam-se clássicos inesquecíveis da sétima arte. Faça sua escolha. Você prefere ver um filme de ação que só tem barulho como, "Velozes e furiosos", ou um ótimo trabalho da década de 1940? Seja pelos personagens e suas interpretações, pelos diálogos inesquecíveis, pelo romantismo e não sentimentalismo piegas e maestria de direção, sem dúdiva alguma, eu escolho ver pela centésima vez, Casablanca.

Mas falando agora da nossa cena escolhida, uma das mais lembradas do cinema, vejam abaixo a junção de cena e música que escolhi. Nela, a canção tema do filme é interpretada pelo fiel escudeiro do Richard Blane, o Sam. Sitam a delicadeza e a beleza da Ingrid Bergman! A seguir, a minha quinta, "Bela cena, boa música".


No mais, o filme recebeu 8 (oito) indicações ao Oscar. Levou 3 (três), Melhor filme, Melhor diretor e Melhor roteiro. Além de ter sido indicada nas categorias de: Melhor Ator (Bogart), Melhor ator coadjuvante, Melhor fotografia, Melhor edição e Melhor trilha sonora para comédia/drama. Abaixo, ainda é possível ver um vídeo raro, onde Frank Sinatra canta ao vivo para a Ingrid Bergman, a canção As time goes by.

0 comentários:

Postar um comentário