sábado, 12 de setembro de 2009

Mulher também compõe música?

Hoje em dia, sim, mas nem sempre foi assim. Quantas mulheres compositoras você conhece? Perceba que com raras exceções, todas que vocês pensaram, fazem parte do atual momento da música popular brasileira ou mundial. Normalmente, as mulheres cantavam aquilo que os homens escreviam para elas. Sendo sincero, nunca tinha parado para pensar nesse fato. Mas período passado enquanto apresentava um seminário sobre o dinheiro na música popular brasileira, a professora nos alertou sobre isso. Ela chamou atenção para o caso da Nara Leão. Em um documentário que assistira sobre a cantora, percebeu que todas as canções que ela interpretava tinham sido compostas por homens. De lá para cá, fiquei atento a isso, e por coincidência, ontem, na coluna do Nelson Motta, no Jornal da Globo, ele comentou sobre essa realidade que não é só brasileira. Abaixo, é possível ver o vídeo da matéria. Quem você acha que ele esqueceu de citar?


6 comentários:

Girabela disse...

Que legal esse vídeo! Confesso que não percebi a ausência de ninguém não. Quem você acha que faltou?


Abraços,
Gabriela

Santiago. disse...

Eu senti falta da Fernanda Takai.

Eu me lembrei de você quando vi esse vídeo. No seu trabalho, você citou a Ivone Lara?

Abraço.

Girabela disse...

Não sabia que as músicas que Fernanda Takai canta são compostas por ela, então faltou mesmo.
Menino, desconhecia a existência de Ivone Lara. Tu acredita? Jornalista desinformado é o futuro. Eu ia até escrever no comentário anterior a sugestão de um post sobre ela. Vale a pena.


Abraços,
Gabriela

Santiago. disse...

Eu sempre tive vontade de escrever um post sobre o samba, mas sempre me faltou coragem. É uma tarefa árdua... Quem sabe, um dia...

Abraço.

Anderson disse...

Misturou gente de quem ele já tinha produzido disco (Vanessa da Mata, Marisa Monte) com figuras mais do discutíveis (Ana Carolina). Mas valeu pela Madonna e Adriana Calcanhotto.

Santiago. disse...

De fato, há algumas presenças desnecessárias nesse vídeo, mas há outras essenciais, tal como Rita Lee. E que bom que você voltou por aqui.

Abraço.

Postar um comentário