quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O jogo detetive é inspirado em Agatha Christie?

Bem, pra dizer a verdade, eu não posso responder com certeza a pergunta acima. Entretanto, há uma série de suposições que apontam para uma resposta afirmativa. Antes de começar as hipóteses, é preciso deixar uma coisa clara. Para começo de conversa, todos sabem a que jogo estou me referindo, não é? Sim, é aquele onde você tem que descobrir o nome do assassino, o local e a arma do assassinato. Tipo, foi o Coronel Mostarda, com a chave inglesa na biblioteca. Esse jogo "Detetive" é um dos meus prediletos e me faz lembrar a minha infância.

Agora o que isso tem a ver com o blog? É o seguinte, assisti a dois filmes que foram inspirados em obras da renomada romancista policial Agatha Christie. E logo de cara, remeti a trama ao jogo. Explicando, é a mesma lógica, em ambos os filmes, que falarei daqui a pouco, o Hercule Poirot, que é o detetive de plantão, figura clássica nos livros da autora, desvenda o(s) assassino(s) e o mistério do assassinato. Os filmes a que estou me referindo são: Assassinato no Expresso do Oriente, de 1974 e Morte Sobre o Nilo, de 1978. Falando a verdade sobre eles: Em minha opinião, não são filmes espetaculares, mas servem para passar o tempo. O paradoxo da história: Ambos filmes possuem um elenco de primeira, inclusive foi isso que chamou minha atenção para vê-los. Por exemplo, o de 1974 tem a Ingrid Bergman, que inclusive recebeu o seu segundo Oscar por sua atuação nesse filme, Jacqueline Bisset, Sean Connery, Anthony Perkins, Vanessa Redgrave, Lauren Bacall, entre outros. Já o que é ambientado no Egito, possui no elenco, Bette Davis (preciso dizer mais algo?), Mia Farrow, Maggie Smith (acredite, ela não fez apenas Harry Potter), Angela Lansbury, dentre outros. Acho que esta constelação no elenco, tanto no primeiro, quanto no segundo é pouco explorada. Claro, como são muitas as personagens, e como cada uma teria um motivo suficientemente válido para ser o assassino, fica difícil em duas horas aproximadamente, acomodar todos eles, mas é para isso que serve uma boa direção, se não gostasse ou soubesse fazer isso, que fosse procurar outra profissão. Isso que estou falando é mais verdadeiro para a película onde Bette Davis atua. Mas, mesmo assim, são filmes bons de se ver, estão longe de serem clássicos, mas como entretenimento são ótimos. Seja no cruzeiro onde uma rica herdeira é morta, seja em um luxuoso trem que parte do Oriente em direção a Londres, temos o mistério de uma morte, e a presença de um detetive, o Hercule Poirot, que é belga e não francês. Tudo isso me faz lembrar o jogo, e me faz sentir um detetive, tentando numa atitude, ou num olhar, desvendar o crime. E esses são motivos plausíveis para aceitar a ideia de que o jogo que é distribuido pela Estrela, aqui no Brasil, possa ter sido inspirado na escritora inglesa mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário