segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

and the Golden Globe goes to...

E ai se foi mais um Globo de Ouro, agora, é a hora de falar sobre os palpites que acertamos e erramos, dos vencedores, dos ganhadores inesperados, enfim, é o momento do balanço de mais uma noite de premiação na história da sétima arte. Antes de tudo, vou fazer uma observação sobre as entregas. Foram três horas que se passaram como se fossem três minutos. As entregas tem uma velocidade incrível, elas vão logo ao ponto.

O meu balanço de erros e acertos foi positivo, das 11 categorias que dei palpite, errei 3, 3 bateram na trave, ou seja, não eram a minha primeira opção, e acertei 5. Assim, de 11 pontos possíveis, consegui 6.5, ou quase 3/5. Lembrando que cada acerto vale 1, e cada "bola na trave" vale 0.5. Os erros, "bolas na trave" e acertos estão sinalizados nas fotos que se seguem por círculos coloridos. Os verdes significam uma aposta correta, os amarelos "bola na trave" e os vermelhos, erro. Assim foi a noite e as minhas apostas:

Melhor filme/drama, e Melhor direção: Pois é, a noite foi de AVATAR. Mesmo tendo anunciado isso em um outro post, vê-lo aqui, eu continuei acreditando em Bastardos Inglórios. Mais uma vez as bilheterias falaram mais alto no Golden Globe Awards. Avatar é um ótimo entretenimento, não há como negar, mas daí ser considerado o melhor filme do ano é demais para mim. E pelo visto, o ano será mesmo de JAMES CAMERON, que não só levou pelo melhor filme, como também pela melhor direção. Nessas duas categorias, minhas apostas bateram na trave, é isso mesmo, não era o vestido da Sigourney Weaver que tinha duas bolinhas amarelas, é o código sobre meus palpites que falei lá em cima, lembra? No mais, não sobrou nada para o Tarantino esse ano, agora, é esperar o prêmio da Associação de Diretores Americanos que normalmente não erra o vencedor do Oscar, e torcer para que o Cameron não leve novamente. Mas parece que isso está difícil de acontecer!

Melhor filme/comédia ou musical: Para mim essa foi uma zebra das grandes, quem é que esperava pela vitória de SE BEBER, NÃO CASE? Pelo menos os eleitores da enquete promovida por este blog, e eu mesmo, não dava a mínima relevância ao longa. Os meus candidatos eram, 500 Dias com Ela e Nine, falando em Nine, o que foi a noite para o Rob Marshall, hein? Nem o filme, nem o diretor, nem ninguém do seu elenco levou nada. No mais, as vezes o vencedor é zebra, mas até que merece receber o prêmio, nesse caso, eu acho que a entrega foi injusta, havia melhores opções, mas novamente os resultados de bilheteria falaram mais alto. Afinal de contas, fazer cinema custa dinheiro, e se não houver quem pague (boas bilheterias) não existe a indústria cinematográfica, é triste, mas é isso!


Melhor ator
/drama: Outra surpresa! Só que dessa vez, uma grata surpresa. Confesso que ainda não vi Crazy Heart, mas li opiniões no momento da entrega de pessoas confiáveis que o JEFF BRIDGES leva com maestria o longa, tendo excelente performance. Então, só tenho uma coisa a dizer, parabéns! Agora, quem não deve ter gostado nadinha disso foi o George Clooney, que vale salientar, era a minha aposta nessa categoria. Depois dessa, será que o Clooney leva o Oscar? Fica a dúvida no ar, se é que você me entende!

Melhor atriz/drama: É senhores e senhoras, deu SANDRA BULLOCK como eu tinha previsto. Ela foi uma das minhas apostas corretas, mas que na qual jamais votaria se esse poder eu tivesse. Essa é a prova clara de que um lobby bem feito resulta em prêmios. Como ela mesma disse ao receber o Globo de Ouro, que tinha sido um ano maravilhoso para ela, e que mesmo não possuindo o maior dos talentos, tinha tido boas oportunidades na carreira. Haha, me engana que eu gosto, fiquem tranquilos, se ela chegou lá, significa que todas podem, é apenas uma questão de tempo. Lembrando que ela venceu da Gabourey Sidibbe, Helen Mirren e Carey Mulligan. É ou não é incrível?!


Melhor ator/ comédia ou musical:
Para mim foi outra surpresa, só que boa. O ROBERT DOWNEY JR., no momento mais lembrado por aquele que fez Sherlock Holmes, foi o vencedor da categoria. Ainda não vi a sua atuação, mas ele tem crédito, parece que o cara tem talento de fato.

Melhor atriz/ comédia ou musical: Os cinéfilos devem estar em festa, particularmente, era um dos momentos que mais queria ver, MERYL STREEP subindo ao palco e recebendo o seu sétimo Globo de Ouro. Era um aposta previsível, a dúvida talvez, era se ela receberia por sua atuação em Julie & Julia ou Simplesmente Complicado. O meu voto era em Streep por Julie & Julia, e foi isso que deu mesmo. Devo agradecer pela Bullock não ganhar esse prêmio, nem ter outro empate patético, vide o exemplo do Critics' Choice Award. Não sei se vocês tiveram a mesma impressão, mas senti um clima favorável a ela, será que isso é um presságio para o que está por acontecer no Oscar 2010? No mais, sempre com excelentes discursos, ela agradeceu ao elenco e à equipe do longa, e homenageou a mãe. "Nesse filme, fiz o papel de uma das mulheres mais queridas dos Estados Unidos, Julia Child. Mas secretamente homenageei minha heroína pessoal, minha mãe, que fez parte da geração de Julia. Era uma alegria conviver com minha mãe, e ela não tinha paciência para tristeza e baixo astral." E ainda comentou que: "Na minha longa carreira, fiz o papel de tantas mulheres extraordinárias. Estão achando que sou uma delas. Sou apenas um meio para desempenhar esses papeis". Ela é ou não é incrível?!


Melhor atriz coadjuvante:
Essa também estava fácil, não é?! Ela já chegou ao International Ballroom do Beverly Hilton ovacionada pelo público, e foi uma das primeiras a receber seu prêmio. Prêmio mais que merecido! Que venha o Oscar, não é mesmo MONIQUE?!

Melhor ator coadjuvante: CHRISTOPH WALTZ, esse é o nome dele. Pedra cantada há muito tempo, e por mim, desde os idos de outubro do ano passado quando tive a oportunidade de ver Bastardos Inglórios. O que disse para a Monique também vale para ele, que venha o Oscar, não é mesmo, coronel Hans Landa?!

Melhor animação: Advinhe quem ganhou mais uma vez... é isso mesmo, a Pixar. O nome dessa vez, UP - ALTAS AVENTURAS, quem recebeu o prêmio foi Pete Docter, o diretor da animação. Só tenho mais uma coisa a dizer, vida longa a Pixar!

Melhor roteiro: Eu realmente tinha a esperança de que Tarantino levasse pelo menos um prêmio, seja, em roteiro, direção ou filme/drama. Isso não aconteceu, mas acertei, AMOR SEM ESCALAS como a segunda opção dessa categoria, contabilizando outra "bola na trave". Na foto, Jason Reitman (esquerda) e Sheldon Turner (direita), os dois roteiristas da película. Não achei a escolha injusta, antes ele do que Avatar. Sabendo claro, que a minha primeira opção continua sendo Bastardos Inglórios.

Os outros vencedores, ainda na categoria cinema:

Lembrando que nestas categorias eu tinha abdicado de votar.

1. Melhor filme estrangeiro: A Fita Branca de Michael Haneke.
2. Melhor canção:
The Weary Kind de Crazy Heart.
3. Melhor trilha sonora:
Michael Giacchino por "Up - Altas Aventuras".

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Observação: Mais tarde ainda tem os últimos comentários sobre o Globo de Ouro 2010, dentre eles, a entrega do prêmio Cecil B. DeMille ao Scorsese, que entre mortos e feridos, muitos sairam salvos.

3 comentários:

bruno knott disse...

Dae cara, até que foi bem nos acertos, considerando as várias surpresas.

Boa lembrança essa de Nine. É um filme que não aconteceu, mesmo com Marshall, Day-Lewis e aquela mulherada toda.

Abraço

Vinícius P. disse...

Apesar de preferir "Bastardos Inglórios", ficarei muito satisfeito se "Avatar" confirmar seu favoritismo no Oscar. Nas categorias de atuação, Bridges, Streep, Waltz e Mo'Nique parecem estar garantidos.

Santiago. disse...

Bruno, eu não sei se não aconteceu ou se o pessoal pelos Estados Unidos vetou. A indústria cinematográfica por lá é assim, quando eles não querem "não tem santo que resolva".

Vinícius, concordo contigo no tocante à Streep, Waltz e Mo'Nique. Melhor ator eu estou apostando no Clooney, apesar de não ter visto ainda Crazy Heart (preciso vê-lo). Também prefiro Bastardos Inglórios, e não vou ficar satisfeito se Avatar ganhar. Mas pelo visto, vou ter que me acostumar com a ideia.

Abraço a todos!

Postar um comentário