segunda-feira, 26 de outubro de 2009

U 2ube, uma parceria histórica

Foto 1 - Expectativa poucos minutos antes do show no site do youtube. Clique na imagem para ampliá-la.

Há pouco mais de uma hora acabou em Los Angeles mais um show da banda irlandesa U2 da turnê 360º, comentada neste blog. Só que dessa vez, a perfomance do quarteto pode ser vista ao vivo pelo buscador de vídeos mais popular do mundo, o youtube. Com músicas do novo trabalho, e claro, suas clássicas, Bono e seus fiéis escudeiros emocionaram o público presente no estádio, e os que acompanhavam via internet.

Foto 2 - Anúncio do show na página do U2 no youtube

Antes do início da apresentação, enquanto o grupo se encaminhava ao palco, ouvíamos ao fundo, a canção Space Oddity, uma clássica do David Bowie. Mas às 01:05, na madrugada do Recife, Larry Mullen Jr., o baterista do U2, entrava no palco e iniciava o show, empolgando o público com a primeira música da noite, Breathe que pertence ao mais recente álbum, No line on the horizon. Depois dessa, ouvimos Get on your boots, que tal como a terceira da noite - o hit Magnificent, também pertence ao novo trabalho deles. Nesse ínterim, Bono saúda algumas cidades do mundo e diz: 'What time is it in the world and where are we going?' Ele estava se referindo ao fato de que naquela noite a turne 360º do U2 estar atravessando as fronteiras de vários países em todos os continentes simultaneamente, alcançando milhares de pessoas ao redor do planeta.

Posteriormente, com novos arranjos vemos a perfomance de duas canções que levam a plateia ao delírio. Estamos falando de Mysterious Ways e Beautiful Day. O show estava apenas começando e eu já pensava: A única coisa ruim é que não posso sentir a vibe do Rose Bowl Stadium, mas a transmissão estava melhor do que ver o show da área VIP. Depois disso, a sexta canção - I still haven't found what I'm looking for - nela, o público canta com Bono, e é de arrepiar. Porém, mais emoções estavam para chegar, em seguida, ouvimos um cover da clássica Stand by me, se me permitem, o momento foi do caralho!

Depois, ouvimos Stuck in a moment, presente no trabalho da banda de 2000, apenas com o violão do The Edge. A oitava música é a que leva o nome do álbum - No line on the horizon -, depois dela ouvimos a empolgante Elevation, seguida de In a litte while que teve participação de um astronauta em órbita. A décima primeira canção foi Unknown caller do novo cd do U2. Enquanto isso, a participação dos telespectadores era intensa. O youtube em associação com o Twitter atualizava as postagens dos cadastrados que estavam vendo e comentando a apresentação. Os comentários não paravam de chegar, inclusive, com grande presença brasileira.

A décima segunda canção foi - Until the end of the world - e com ela, o show completava uma hora. E o que falar? Até o momento estava tudo perfeito, tanto a transmissão extraordinária do youtube, quanto a apresentação excitante e incrível dos irlandeses. Depois foi a vez de Unforgettable fire, que poderia muito bem ser utilizado para descrever a apresentação, Unforgettable show. O U2 mostrava mais uma vez porque é uma das maiores, se não a maior, banda em atividade do planeta.

Foto 3 - Imagem de divulgação na página do U2 na internet

Ainda ouviríamos, City of blinding lights, Vertigo e a saudação de Bono ao mexicanos, com um "Vamos muchachos, are you ready?" Em seguida seria a vez de novos e antigos sucessos, como, I'll go crazy - remix, Sunday Bloody Sunday, MLK, Walk on e One. Neste momento, eu já sabia que o U2 seria notícia nos jornais de todo o mundo nesta segunda por conta da apresentação histórica que estava fazendo.

Mais ainda não estávamos no fim, o grupo ainda tinha preparado mais quatro músicas. A incrível, Where the streets have no name, Ultraviolet, With or without you e a Moment of surrender. Moment of surrender foi a última canção, mas como o título sugere, o público já havia se entregue e chegado ao êxtase há bastante tempo. Nesse momento, era a plateia que iluminava o estádio com os seus celulares tornando a festa mais bela. Este foi o fim de mais um grande show desse quarteto com mais de 30 anos de estrada. Foi um grande e inesquecível concerto, com um pouco mais de duas horas de duração. Tudo isso que descrevi só foi possível graças a internet, e a vontade dos produtores do show do U2 e do youtube. Será essa uma possibilidade para os shows do futuro?

0 comentários:

Postar um comentário