domingo, 31 de janeiro de 2010

Vote nos melhores de 2009 na corrida para o Oscar 2010

OCORREU UM PROBLEMA NO SERVIDOR DA ENQUETE, MAS A SITUAÇÃO JÁ ESTÁ NORMALIZADA!

Amanhã (01/02) é o último dia para você indicar os melhores de 2009 na corrida que antecede o Oscar aqui no chá de poejo. Você poderá indicar os 05 melhores nas seguintes categorias:


1. Melhor Filme;
2. Melhor Atriz;
3. Melhor Atriz Coadjuvante;
4. Melhor Ator;
5. Melhor Ator Coadjuvante;
6. Melhor Roteiro;
7. Melhor Diretor.

Para iniciar a sua participação, vá para a opção VOTE AQUI !!! do ícone que se encontra na parte superior do canto direito do blog (Indique os melhores de 2009 na corrida que antecede o Oscar).

E A vencedorA do DGA awards foi...

Kathryn Bigelow. É isso mesmo, esse é o nome da vencedora do prêmio concedido pela Directors Guild of America - DGA (Associação de Diretores Americanos). Qual a relevância disso? Além de ser a primeira mulher vencedora nos 62 anos do prêmio, para quem está por dentro do mundo das premiações que antecedem o Academy Awards, sabe que o DGA Awards é um bom termômetro para saber os possíveis indicados ao Oscar de direção, e o possível vencedor da estatueta mais cobiçada do Cinema na categoria. E outra coisa importante, ainda nestes 62 anos, apenas seis vezes a escolha da DGA não foi repetida nos Oscars.

Paira no ar o seguinte, Bigelow leva Melhor Direção? E melhor filme? Normalmente, quem ganha melhor diretor leva melhor filme. Mas como fica Avatar e James Cameron nessa história?

Para ver o resultado no site oficial, e os outros vencedores, em outras categorias, clique aqui.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Guerra ao Terror (2008)

Foto 1 - Cena memorável de Guerra ao Terror

No final de 2002, Saddam Hussein concordou que inspetores da ONU fiscalizassem as instalações industriais e militares do Iraque. Em fevereiro de 2003, após intensa procura, os inspetores concluiram que não haviam indícios de que o território iraquiano abrigasse armas de destruição em massa. No entanto, o governo americano ignorou esse fato e exigiu que o Conselho de Segurança da ONU autorizasse a invasão do país árabe. A invasão aconteceu, o governo iraquiano foi derrubado, Saddam Hussein foi capturado, e em 2006 foi condenado e morto. Mesmo assim, após a queda do regime ditatorial de Saddam Hussein, o Iraque continua em crise política, e os militares americanos ainda estão em solo "inimigo". Pois bem, é desse cenário que surge todo o enredo para o filme Guerra ao Terror, o qual faço alguns comentários a seguir.

A diretora Kathryn Bigelow tenta mostrar que para alguns, a guerra nem sempre é má, às vezes, ela também pode ser prazerosa, depende de como ela é vista e vivida. O caso ideal é o Sargento William James (Jeremy Renner), um militar especialista, pertencente a um esquadrão anti bombas. O cara vivencia a guerra como se estivesse em um parque de diversões, enquanto que seus companheiros sofrem com a paranóia da morte iminente. James desafia o perigo, deixando em alguns momentos, o espectador com ódio da sua irresponsabilidade. Visto que um erro seu, pode acarretar a morte de todos membros da equipe. Interpretar o Sargento William James não foi tarefa fácil, o cara tem uma psique difícil de ser compreendida. Ao mesmo tempo valente e inconsequente, também possuia nuances de algum tipo de trauma mal resolvido, daqueles que só se chora quando se está só tomando banho. Sendo um viciado na guerra, prefere esta, a sua própria família, seu negócio, de fato, é o campo de batalha, seu estimulo, adrenalina. E nesse contexto, Jeremy Renner não deixa nada a desejar, muito pelo contrário, compoe muito bem seu personagem. Dessa forma, mereceu a sua indicação ao SAG Awards, vencer já é outra história. Além disso, acharia justa uma indicação ao Oscar 2010.

Sobre o filme.
Kathryn Bigelow foi muito feliz ao escolher as formas de prender a atenção dos espectadores. As composições que utiliza deixa o ambiente hostil da guerra mais convicente, ao mesmo tempo em que aumenta o suspense da trama. O som do helicóptero que passa, o efeito com a câmera balançando, a respiração ofegante dos soldados, o calor, tudo isso aumenta a nossa aflição e nos deixa mais atentos. Além disso, outros dois aspectos são levados em consideração no argumento do longa. O primeiro são os civis iraquianos. Dentre eles percebemos três reações, desprezo e ódio frente aos americanos, utilização da guerra como pretexto para ganhar algum dinheiro, ou então, um olhar que demonstra um sentimento de passividade, e de que a qualquer hora pode morrer. E o segundo, é a concentração de alguns soldados, e o medo de outros frente a imprevisibilidade do desenrolar de um confronto. Em alguns, o prazer e introspecção é tamanha que nem se pisca os olhos quando uma mosca pousa, em contrapartida, em outros, o medo é tão incontrolável que gera paralisia.

Como pode ser visto, Guerra ao Terror, tem ação, mas tem uma análise sobre o comportamento dos militares em campo de batalha, tem suspense, mas tem boas atuações, tem efeitos especiais, mas se está alicerçado em um bom roteiro, é ficção, mas tem uma base histórica por detrás, é um longa americano, mas que não está simplesmente interessado em demonstrar que eles são os defensores da democracia, ou seja, é um filme completo. Além disso, executa do início ao fim sua proposta de trabalho, ou seja, seu estilo narrativo é mantido de ponta a ponta da película. É por essas e outras que está sendo considerado um novo clássico do cinema de guerras dos Estados Unidos, e tem levado tantos prêmios. Apenas provocando... Será que Guerra ao Terror é um clássico do cinema de guerra focando o Iraque, assim como Platoon está para a guerra do Vietnã?

Para ver o site oficial do longa, clique aqui.

Nota pessoal:

Desde outubro do ano passado, quando vi Bastardos Inglórios, que para mim, ele era o favorito em qualquer premiação. No entanto, depois de ver Guerra ao Terror, entrei em conflito com as minhas preferências. No momento, eu já não sei quem indicaria como melhor do ano, essa que é uma dúvida saudável me levará a ver o longa do Tarantino novamente, a fim de sanar esse problema com minha escolha.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
The Hurt Locker (Guerra ao Terror), Estados Unidos - 2008. Dirigido por Kathryn Bigelow. Com: Ralph Fiennes, Jeremy Renner, Anthony Mackie, Guy Pearce, Evangeline Lilly. 131 minutos. Gênero: Ação, Guerra, Suspense.
Nota: 10.0

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Os vencedores do Producers Guild of America (PGA) Awards 2010


O Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos há pouco anunciou os vencedores do PGA awards 2010. Lembrando os indicados, na seção cinema, e em dourado o vencedor da categoria:

Melhor filme
Avatar
Distrito 9
Educação
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Invictus
Preciosa
Star Trek
Up - Altas Aventuras
Amor sem Escalas

Melhor animação
9 - A Salvação
Coraline e o Mundo Secreto
O Fantástico Sr. Raposo
A Princesa e o Sapo
Up - Altas Aventuras

Vale ressaltar que esse resultado, principalmente, na categoria melhor filme, põe mais lenha na fogueira no que diz respeito as apostas dos Oscar 2010. Vale lembrar que das 20 edições anteriores do PGA, 13 foram iguais em ralação ao Oscar de Melhor Filme. Portanto, neste momento, Guerra ao Terror torna-se o favorito para a premiação, visto que a maioria dos votantes dos sindicatos, votam no Oscar, e também pelo alto índice de semelhança com os resultados do Academy Awards. Será que esse resultado irá se repetir na premiação da Directors Guild of America - DGA (Associação de Diretores Americanos)? Se sim, Guerra ao Terror fica a poucos passos de por as mãos na estatueta mais desejada no mundo do cinema. Para ver os indicados, clique aqui.

domingo, 24 de janeiro de 2010

An Education (2009)

Foto 1 - Jenny e David em Paris

Uma adolescente londrina em plenos anos 60, após um encontro desproposital passa a gozar de uma vida que sempre sonhou. Queria conhecer o mundo, ouvir música francesa e jazz, ir a concertos de música clássica, jantar em restaurantes bacanas, discutir literatura, ver obras de arte. Entretanto, sempre foi privada desse estilo de vida, tendo apenas como meta, estudar, tirar boas notas, e melhorar seu latim para que pudesse almejar uma vaga na Universidade de Oxford.

A garota, Jenny, é vivida por Carey Mulligan, o rapaz mais velho pelo qual ela se apaixona é David, vivido por Peter Sarsgaard. Na verdade, não sei se ela se apaixona pelo cara, ou se está encatada com todas as possibilidades que ele pode lhe proporcionar, além do mais, ele a faz sentir alegre e viva. Está claro que este relacionamento será prejudicial à garota, primeiro que o David junto com o seu amigo Danny estão envolvidos com coisas não muito legais, segundo que o David tem outros problemas amorosos para resolver, e terceiro, que abrir mão dos estudos, ou seja, da sua independência financeira e tudo o que isso acarreta em nome de um amor não é muito racional.

No entanto, todo esse cenário que poderia ter acabado bem pior, servirá como aprendizado e experiência para futuros relacionamentos, e até mesmo, será um impulso para a forma como ela deve encarar o mundo. A verdade é que a menina que tinha aulas de postura e de culinária na escola vai acordar para a vida, no melhor estilo que existe, quebrando a cara e dando a volta por cima.

A película que no Brasil recebeu o título de Educação é de bastante bom gosto, sendo os seus vinte primeiros minutos altamente empolgantes. Possui uma fotografia muito boa, devendo isso ao John de Borman, que nos presenteia com belíssimos momentos. Tudo isso ainda acompanhado pelo trabalho de Paul Englishby, que põe na trilha sonora do longa, músicas da Juliette Gréco, Ray Charles,
Madeleine Peyroux, dentre outros. Entretanto, apesar da fotografia, da música e do início bem desenvolvido da história, o roteirista Nick Hornby pouco avança sobre os passos da protagonista, o que deixa o final do longa vago e o que prejudica com certeza, não o argumento, mas a completude do filme. An Education possui um início formidável, mas seu final deixa a desejar, fica um sentimento de que está faltando algo no ar. E está! Seu desfecho não convence.

Tirando isso, outra coisa boa de An Education é a Carey Mulligan. Sua atuação é digna de uma grande atriz, com ela, Mulligan mostra possuir um futuro promissor. Claro que ela ainda não tem a tranquilidade das atrizes mais renomadas, mas isso parece ser uma questão de tempo, tomara que tenha sorte e que saiba escolher seus futuros papeis. Oscar 2010? Aposto minhas fichas de que será indicada, o que já é uma grande coisa para alguém que está iniciando, vencer já é demais. Já no BAFTA 2010 quem sabe! Até porque é uma premiação inglesa, e quem sabe a Academia Britânica não premia uma prata da casa.

Para ver o site oficial de An Educacion, clique aqui.
------------------------------------------------------------------------------------------------
An Education (Educação), Reino Unido - 2009. Dirigido por Lone Scherfig. Com: Emma Thompson, Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Alfred Molina. 95 minutos. Gênero: Drama.
Nota: 9.5

Os vencedores do "The Actor" 2010

Na noite deste sábado, aconteceu o 16º Screen Actors Guild Awards, e a única "surpresa", que na verdade não é surpresa, foi a vitória da Sandra Bullock. Que, à propósito, pelo número de prêmios que tem recebido, nesse ano, deverá ser a próxima vencedora do Oscar, claro, que contra a minha vontade. Esse ano está me lembrando muito o Oscar de 1999 que culminou com a vitória da Gwyneth Paltrow frente à Emily Watson, à Fernanda Montenegro, à Cate Blanchett e à Meryl Streep. Nesse ano, minha torcida continua para a Meryl Streep, mas o lobby que estão fazendo para a Bullock está difícil de ser batido.

Outra observação que faço, e essa positiva, foi a vitória de Bastardos Inglórios, que como dizia em um post anterior, vencer o SAG 2010 seria a oportunidade de não passar em branco no ano. Até porque, levar o Oscar de Avatar está muito difícil, apenas ressaltando que se pudesse, não votaria no longa do Cameron, e daria a vitória na categoria de melhor filme a Bastardos Inglórios. E não tenho mais o que dizer, todas as outras categorias que premiam o cinema foram bem selecionadas, e as vitórias foram justas. Apenas lembrando a noite:

Melhor Ator: Jeff Bridges por Crazy Heart

Melhor Atriz: Sandra Bullock por The Blind Side

Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz por Inglourious Basterds

Melhor Atriz Coadjuvante: Mo'nique por Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire

Melhor Elenco: Inglourious Basterds

Para ver os vencedores nas categorias que premiam as séries ou filmes de TV, clique aqui.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Vote nos melhores de 2009 na corrida para o Oscar

Com a proximidade do Oscar 2010, o chá de poejo deseja saber quem são seus favoritos para receber os prêmios da Academia. Você poderá indicar os 05 melhores nas seguintes categorias:

1. Melhor Filme;
2. Melhor Atriz;
3. Melhor Atriz Coadjuvante;
4. Melhor Ator;
5. Melhor Ator Coadjuvante;
6. Melhor Roteiro;
7. Melhor Diretor.

Para iniciar a sua participação, vá para a opção VOTE AQUI !!! do ícone que se encontra na parte superior do canto direito do blog (Indique os melhores de 2009 na corrida que antecede o Oscar). Falta pouco mais de 1 semana para o encerramento da enquete, por isso, não perca tempo, e indique logo os seus preferidos!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Screen Actors Guild Awards® 2010 e as indicações

Neste sábado, 23 de janeiro, acontece mais um Screen Actors Guild Awards®. O prêmio foi criado em 1995, e é concedido aos membros do Sindicato de Atores que tiveram performances destacadas no ano anterior. A seleção é feita por membros ativos e que estejam em dia com o Sindicato. Ele é um bom termômetro para o Oscar porque são os atores o maior colégio eleitoral desta premiação. Então, nada melhor do que observar um evento promovido pela categoria para se imaginar o que poderá acontecer no Oscar. E os indicados na categoria cinema são:

MELHOR ELENCO:

An Education - Guerra ao Terror - Bastardos Inglórios - Nine - Precious

Eu adoro esse tipo de categoria que premia as atuações, os atores, ou seja, a alma do Cinema. São ele que tem o poder de fazer mentalmente, os espectadores tranformarem ficção em realidade. Que leva milhares de pessoas a sairem de suas casas com apenas um objetivo, sentar-se diante da grande tela e viajar por um mundo distante dos seus cotidianos. Se nos últimos anos não tem coincidido o vencedor da categoria de melhor filme do Academy Awards com o do Screen Actors Guild Awards, esse ano é que não vai bater mesmo. Já que o favorito é Avatar, e nem aqui ele está elencado. Mas voltando a falar sobre elenco e atuações, temos um pálio duríssimo, mas acho que essa é a chance de Bastardos Inglórios não passar em branco no ano.

MELHOR ATOR:

O ano parece ser mesmo do Jeff Bridges, mas bem que eu gostaria de ver o Clooney levando o "The Actor" para casa. No mais, devo salientar a boa seleção feita pela SAG neste ano.

MELHOR ATOR COADJUVANTE:

Esses nomes tem grande chance de se repetirem no Oscar, já os vi no Globo de Ouro, e agora por aqui novamente. Mas não se tem muito o que se dizer fora isso, porque todos sabem de quem é o prêmio, Chistoph Waltz é o nome dele.

MELHOR ATRIZ:

Olha a Sandra Bullock por aqui novamente... Todo mundo sabe da minha opção pela Meryl Streep, não por tietagem, mas por convicção de que ela é a melhor dentre as elencadas. Essa é a mesma convicção que põe a Bullock em último lugar nessa escala de preferência. Todas as outras são melhores escolhas quando comparadas a ela. Devo dar uma menção honrosa para a Gabourey Sidibe que está sensacional como a Clareece "Precious" Jones.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

Eu não indicaria a Anna Kendrick, não por ela, mas porque acredito que por ex., a Juliane Moore em "A Single Man" está melhor do que ela. Além disso, a opção de pôr Diane Kruger foi muito boa, de fato, ela está incrível no seu papel de espiã no longa do Tarantino. No mais, tanto a Farmiga quanto a Cruz merecem suas indicações, mas apesar de todas essas ponderações, todos já sabem de quem é o prêmio, não é mesmo? Mo'Nique por "Precious".

Para ver as indicações para televisão, clique aqui.

Amor sem Escalas (2009)

Foto 1 - Ryan Bingham (Clooney) e Alex Goran (Farmiga)

Posso dizer que Amor sem Escalas é um dos melhores filmes do gênero comédia-romantica, isso se eu puder rotulá-lo assim, que assisti nos últimos tempos. Ele possui um roteiro enxuto, inteligente, e que enterte do início ao fim, e isso se deve aos seus roteiristas, Jason Reitman e Sheldon Turner. Por isso, acredito que receber o Globo de Ouro de melhor roteiro foi bem merecido. Além disso, os atores estão muito bem, com destaque para o George Clooney e a Vera Farmiga. O roteiro gira em torno de Ryan Bingham (Clooney), um cara que possui uma rotina de viagens, onde estar em casa é o estranho. Essa é uma das razões para não manter relacionamentos estáveis com ninguém, nem mesmo com a sua família. No entanto, esse bon vivant vê seu padrão de vida em perigo, com a chegada da Natalie Keener (Anna Kendrick), uma garota de 23 anos, recém formada na Universidade de Cornell. O dilema que surge é entre o conhecimento prático e o acadêmico. Ryan Bingham, além de manter seu estilo de vida, mostra aquilo que aprendeu durante anos de vivência, no dia-a-dia. Já Natalie Keener, iniciante no ramo e muito jovem, parecendo ser imatura em muitos momentos, mostra um conhecimento que as teorias e os livros ensinam. Este é o cenário para o desenvolvimento de uma trama distinta das que costumamos ver, por isso, não vou adiantar mais nada no post. Devo apenas comentar a trilha sonora da película, que se diga de passagem, é excelente, ela varia do country ao soul, envolvendo totalmente o espectador. Amor sem Escalas é daqueles filmes que você fica com vontade imediata de sentar e escrever sobre. É um longa que cumpre com as promessas, e as desenvolve de forma brilhante do início ao fim, é bem escrito, atual e bem acabado, por isso, perfeito! Vale a pena conferir.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Up in the Air (Amor sem Escalas), Estados Unidos - 2009. Dirigido por Jason Reitman. Com: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, J.K. Simmons. 109 minutos. Gênero: Comédia, Romance, Drama.
Nota: 9.5

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

As últimas sobre o Globo de Ouro 2010

Sem dúvida, esse foi um dos melhores momentos da noite. A entrega do prêmio Cecil B. DeMille ao Martin Scorsese. Ele significou não apenas uma belíssima homenagem, mas também, uma forma de reconhecer os seus serviços prestados à indústria cinematográfica, quase sempre tão injusta e ingrata. Além disso, abrilhantou a noite, premiando os espectadores só com filmões (foi feito um pequeno vídeo com seus principais trabalhos). Enquanto assistia a homenagem, pensava, esse cara é mesmo um dos melhores diretores de todos os tempos. Isso sim é um grande diretor! Quem entregou a honraria foram Robert de Niro (que fez um ótimo discurso para o homenageado) e Leonardo DiCaprio, nada melhor, não é? Quando o mestre se levantou em direção ao palco, a plateia explodiu em êxtase, todos de pé o saldavam. Como disse Ana Maria Bahiana, "um filme mais ou menos do Scorsese é melhor que a maioria dos filmes bons dos outros". Concordo plenamente!

Comentários rápidos:

Ao aparecer no palco para apresentar o Melhor filme estrangeiro, Sophia Loren levou o público ao delírio, todos ficaram de pé, essa foi uma merecida maneira de reconhecer uma das divas vivas do cinema mundial. Ela que foi várias vezes vencedora do (Henrietta Award) no Globo de Ouro, e já recebeu um prêmio Cecil B. DeMille.

E Los Abrazos Rotos, hein? Almodóvar dessa vez não emplacou! Mas Penélope estava na festa, com a turma de Nine, que também não levou nada.

Cher e Christina Aguilera, que dupla bizarra, hein?! Elas foram apresentadoras do prêmio.

Vocês não acharam a Julia Roberts estranha? Até que nessa foto ela não está, mas em outros momentos... Ela apresentou o Globo de Ouro, como também concorreu ao prêmio.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

and the Golden Globe goes to...

E ai se foi mais um Globo de Ouro, agora, é a hora de falar sobre os palpites que acertamos e erramos, dos vencedores, dos ganhadores inesperados, enfim, é o momento do balanço de mais uma noite de premiação na história da sétima arte. Antes de tudo, vou fazer uma observação sobre as entregas. Foram três horas que se passaram como se fossem três minutos. As entregas tem uma velocidade incrível, elas vão logo ao ponto.

O meu balanço de erros e acertos foi positivo, das 11 categorias que dei palpite, errei 3, 3 bateram na trave, ou seja, não eram a minha primeira opção, e acertei 5. Assim, de 11 pontos possíveis, consegui 6.5, ou quase 3/5. Lembrando que cada acerto vale 1, e cada "bola na trave" vale 0.5. Os erros, "bolas na trave" e acertos estão sinalizados nas fotos que se seguem por círculos coloridos. Os verdes significam uma aposta correta, os amarelos "bola na trave" e os vermelhos, erro. Assim foi a noite e as minhas apostas:

Melhor filme/drama, e Melhor direção: Pois é, a noite foi de AVATAR. Mesmo tendo anunciado isso em um outro post, vê-lo aqui, eu continuei acreditando em Bastardos Inglórios. Mais uma vez as bilheterias falaram mais alto no Golden Globe Awards. Avatar é um ótimo entretenimento, não há como negar, mas daí ser considerado o melhor filme do ano é demais para mim. E pelo visto, o ano será mesmo de JAMES CAMERON, que não só levou pelo melhor filme, como também pela melhor direção. Nessas duas categorias, minhas apostas bateram na trave, é isso mesmo, não era o vestido da Sigourney Weaver que tinha duas bolinhas amarelas, é o código sobre meus palpites que falei lá em cima, lembra? No mais, não sobrou nada para o Tarantino esse ano, agora, é esperar o prêmio da Associação de Diretores Americanos que normalmente não erra o vencedor do Oscar, e torcer para que o Cameron não leve novamente. Mas parece que isso está difícil de acontecer!

Melhor filme/comédia ou musical: Para mim essa foi uma zebra das grandes, quem é que esperava pela vitória de SE BEBER, NÃO CASE? Pelo menos os eleitores da enquete promovida por este blog, e eu mesmo, não dava a mínima relevância ao longa. Os meus candidatos eram, 500 Dias com Ela e Nine, falando em Nine, o que foi a noite para o Rob Marshall, hein? Nem o filme, nem o diretor, nem ninguém do seu elenco levou nada. No mais, as vezes o vencedor é zebra, mas até que merece receber o prêmio, nesse caso, eu acho que a entrega foi injusta, havia melhores opções, mas novamente os resultados de bilheteria falaram mais alto. Afinal de contas, fazer cinema custa dinheiro, e se não houver quem pague (boas bilheterias) não existe a indústria cinematográfica, é triste, mas é isso!


Melhor ator
/drama: Outra surpresa! Só que dessa vez, uma grata surpresa. Confesso que ainda não vi Crazy Heart, mas li opiniões no momento da entrega de pessoas confiáveis que o JEFF BRIDGES leva com maestria o longa, tendo excelente performance. Então, só tenho uma coisa a dizer, parabéns! Agora, quem não deve ter gostado nadinha disso foi o George Clooney, que vale salientar, era a minha aposta nessa categoria. Depois dessa, será que o Clooney leva o Oscar? Fica a dúvida no ar, se é que você me entende!

Melhor atriz/drama: É senhores e senhoras, deu SANDRA BULLOCK como eu tinha previsto. Ela foi uma das minhas apostas corretas, mas que na qual jamais votaria se esse poder eu tivesse. Essa é a prova clara de que um lobby bem feito resulta em prêmios. Como ela mesma disse ao receber o Globo de Ouro, que tinha sido um ano maravilhoso para ela, e que mesmo não possuindo o maior dos talentos, tinha tido boas oportunidades na carreira. Haha, me engana que eu gosto, fiquem tranquilos, se ela chegou lá, significa que todas podem, é apenas uma questão de tempo. Lembrando que ela venceu da Gabourey Sidibbe, Helen Mirren e Carey Mulligan. É ou não é incrível?!


Melhor ator/ comédia ou musical:
Para mim foi outra surpresa, só que boa. O ROBERT DOWNEY JR., no momento mais lembrado por aquele que fez Sherlock Holmes, foi o vencedor da categoria. Ainda não vi a sua atuação, mas ele tem crédito, parece que o cara tem talento de fato.

Melhor atriz/ comédia ou musical: Os cinéfilos devem estar em festa, particularmente, era um dos momentos que mais queria ver, MERYL STREEP subindo ao palco e recebendo o seu sétimo Globo de Ouro. Era um aposta previsível, a dúvida talvez, era se ela receberia por sua atuação em Julie & Julia ou Simplesmente Complicado. O meu voto era em Streep por Julie & Julia, e foi isso que deu mesmo. Devo agradecer pela Bullock não ganhar esse prêmio, nem ter outro empate patético, vide o exemplo do Critics' Choice Award. Não sei se vocês tiveram a mesma impressão, mas senti um clima favorável a ela, será que isso é um presságio para o que está por acontecer no Oscar 2010? No mais, sempre com excelentes discursos, ela agradeceu ao elenco e à equipe do longa, e homenageou a mãe. "Nesse filme, fiz o papel de uma das mulheres mais queridas dos Estados Unidos, Julia Child. Mas secretamente homenageei minha heroína pessoal, minha mãe, que fez parte da geração de Julia. Era uma alegria conviver com minha mãe, e ela não tinha paciência para tristeza e baixo astral." E ainda comentou que: "Na minha longa carreira, fiz o papel de tantas mulheres extraordinárias. Estão achando que sou uma delas. Sou apenas um meio para desempenhar esses papeis". Ela é ou não é incrível?!


Melhor atriz coadjuvante:
Essa também estava fácil, não é?! Ela já chegou ao International Ballroom do Beverly Hilton ovacionada pelo público, e foi uma das primeiras a receber seu prêmio. Prêmio mais que merecido! Que venha o Oscar, não é mesmo MONIQUE?!

Melhor ator coadjuvante: CHRISTOPH WALTZ, esse é o nome dele. Pedra cantada há muito tempo, e por mim, desde os idos de outubro do ano passado quando tive a oportunidade de ver Bastardos Inglórios. O que disse para a Monique também vale para ele, que venha o Oscar, não é mesmo, coronel Hans Landa?!

Melhor animação: Advinhe quem ganhou mais uma vez... é isso mesmo, a Pixar. O nome dessa vez, UP - ALTAS AVENTURAS, quem recebeu o prêmio foi Pete Docter, o diretor da animação. Só tenho mais uma coisa a dizer, vida longa a Pixar!

Melhor roteiro: Eu realmente tinha a esperança de que Tarantino levasse pelo menos um prêmio, seja, em roteiro, direção ou filme/drama. Isso não aconteceu, mas acertei, AMOR SEM ESCALAS como a segunda opção dessa categoria, contabilizando outra "bola na trave". Na foto, Jason Reitman (esquerda) e Sheldon Turner (direita), os dois roteiristas da película. Não achei a escolha injusta, antes ele do que Avatar. Sabendo claro, que a minha primeira opção continua sendo Bastardos Inglórios.

Os outros vencedores, ainda na categoria cinema:

Lembrando que nestas categorias eu tinha abdicado de votar.

1. Melhor filme estrangeiro: A Fita Branca de Michael Haneke.
2. Melhor canção:
The Weary Kind de Crazy Heart.
3. Melhor trilha sonora:
Michael Giacchino por "Up - Altas Aventuras".

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Observação: Mais tarde ainda tem os últimos comentários sobre o Globo de Ouro 2010, dentre eles, a entrega do prêmio Cecil B. DeMille ao Scorsese, que entre mortos e feridos, muitos sairam salvos.

Os momentos que valeram um Globo de Ouro

Para mim, dois momentos da noite de entrega dos Globos de Ouro de 2010, valeram a pena. O primeiro foi ver mais uma vez, a MERYL STREEP recebendo o prêmio. Vale salientar, que esse é o seu sétimo Globo de Ouro, já tendo na carreira vinte e cinco indicações à honraria. E o segundo, foi a entrega do prêmio Cecil B. DeMille a MARTIN SCORSESE, e com isso, poder relembrar várias de suas películas, inclusive, ver cenas da sua mais nova empreitada, A Ilha do Medo. Além disso, o prêmio foi entregue pelas mãos de dois atores que são sinônimo de seus filmes, Robert De Niro e Leonardo DiCaprio. Pelo menos nessa noite, um grande diretor foi reconhecido e premiado. Os vídeos desses momentos marcantes podem ser re-vistos logo em seguida.



Observação: Mais tarde escrevo um post sobre outras impressões que tive, além do velho balanço entre palpites acertados e errados, e outros comentários sobre a premiação.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Resultado da enquete - Globo de Ouro 2010

A voz do povo é a voz de "Deus"? Isso é o que veremos logo a seguir quando começar a cerimônia de entrega do 67º Globo de Ouro. Enquanto isso, confira a seguir, o resultado da enquete promovida pelo chá de poejo, onde se perguntou qual o melhor filme drama e qual o melhor filme comédia/musical. O resultado foi:


Na categoria melhor filme drama, houve um empate entre Avatar e Guerra ao Terror, ambos obtiveram 30% dos votos. Em seguida, outro empate, dessa vez entre Bastardos Inglórios e Amor sem Escalas, ambos com 20% dos votos. O único a não receber nenhum voto do público foi Preciosa. O resultado obtido aqui, traduz muito bem o que está sendo a disputa, e como é difícil escolher um vencedor para esta categoria.


Já na categoria melhor filme comédia/musical, as preferências dos eleitores giraram em torno de um único filme, a saber, (500) Dias com Ela. O longa obteve 50% dos votos, e mostra ser o queridinho dos eleitores cinéfilos. Em segundo lugar, aparece o longa Nine com 30% dos votos, e sobre ele, é bom ficar alerta, como disse nos meus palpites, ele tem grande chance de sair vencedor. Empatados em terceiro lugar, ficaram os dois longas estrelados pela Streep, (Simplesmente Complicado e Julie & Julia) ambos com 10% dos votos. E sem nenhum voto, em quarto lugar, ficou a película Se Beber, Não Case.

No mais, o chá de poejo agradece a todos(as) que participaram, e agora, é aguarda o início das entregas, falta menos de 10 minutos para o início, e conferir se nossos palpites batem com o resultado oficial.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Os palpites do chá de poejo para o Globo de Ouro 2010

Hoje, em post publicado em seu blog, a brasileira Ana Maria Bahiana, uma das eleitoras do prêmio Globo de Ouro comentou sobre a dificuldade de prever o que ocorrerá amanhã no International Ballroom do Beverly Hilton. Para ela, é mais fácil prever o que ocorrerá no Oscar, que no Globo de Ouro, por mais estranho que isso possa soar. Os eleitores do prêmio da Academia são mais homogênos, mesmo sendo 5.777 indivíduos, visto que são todos profissionais de uma mesma indústria, que na maioria das vezes, estão envolvidos com as películas que disputam o prêmio. Já no prêmio concedido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, mesmo sendo 94 o número de votantes, as preferências são bem mais dispersas. Dentre elas, Ana Maria Bahiana cita as dificuldades que lhe afetam e as que afetam o grupo: 1) O problema da proximidade, visto que é eleitora há 20 anos; 2) As diversas nacionalidades dos outros eleitores, o que implica diversas visões de mundo; e 3) São jornalistas, não necessariamente, especializados no tema. Mas mesmo assim, o Golden Globe Award é uma premiação tão duradoura, existe desde 1944, quanto influente e difícil de se prever.


Diante disso, se é difícil para ela que tem tanta bagagem fazer suas apostas, imagina para mim. Entretanto, as minhas possibilidades estão expostas a seguir, no momento que falta 1 dia, 4 horas e 54 minutos para o evento:

1. Filme/Drama: Meu escolhido é Bastardos Inglórios, mas Avatar está ai com tudo. Saiba mais aqui.

2. Filme/Comédia ou Musical: Meu voto seria em 500 Dias com Ela, entretanto, acho que há possibilidades de Nine sair vencedor. Também acho que o fator Meryl Streep pode dificultar que um de seus filmes saia vencedor, justamente, porque ela pode dividir os votos.

3. Diretor: Minha opção aqui é Tarantino, mas estou bem convencido que Cameron pode levar o Globo de Ouro 2010. Atenção também para a Kathryn Bigelow, que levou o prêmio da crítica.

4. Ator/Drama: Meu voto é do George Clooney que esteve em sinergia perfeita com o longa que estrelou, mas ficarei atento a Colin Firth por sua performance em "A Single Man", e ao Freeman por Invictus, pois se reconhecimento conta nessas premiações, o Globo de Ouro deveria ser seu.

5. Atriz/drama: Difícil hein! Gabourey Sidibbe está muito bem, da mesma forma que a Helen Mirren é sempre uma forte concorrente, sendo que a Carey Mulligan está muito bem em "Educação". Mas parece que no meio disso tudo quem está com força total é a Sandra Bullock.

6. Ator/Comédia ou Musical: Michael Stuhlbarg está incrível no loga dos irmão Coen. Sugiro ficar atento ao sempre forte Daniel Day Lewis em "Nine".

7. Atriz/Comédia ou Musical: Meu voto é para MERYL STREEP, por Julie & Julia. Mas seus votos podem se dividir, e acabar beneficiando a Sandra Bullock, que isso não aconteça.

8. Coadjuvantes: Não tem nem muito o que se dizer. No masculino o vencedor deve ser Christoph Waltz, e no feminino, Monique por sua atuação em "Preciosa". Fácil, não é?

9. Animação: Alguém duvida que a Pixar deve levar mais uma vez? O nome da vez é Up - Altas Aventuras.

10. Roteiro: Meu voto seria de Bastardos Inglórios, mas vejo uma luz no fim do túnel para "Amor sem Escalas". Lembrando que o começo ou fim do túnel depende da posição em que o observador se encontra.

11. Abstenções: Não indicarei meus preferidos nas categorias de Melhor filme estrangeiro, por desconhecimento dos filmes, com exceção do longa do Almodóvar, mas votar nele seria um tiro no escuro, já que não vi os outros. Além das categorias, melhor canção e melhor trilha sonora. Também não darei palpites para os vencedores das categorias que analisam as séries de TV.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção: Você ainda pode votar na enquete do chá de poejo que pergunta quais são os seus indicados a vencer nas categorias de melhor filme drama e melhor filme comédia/musical no Globo de Ouro 2010. Para participar, basta clicar no link, VOTE AQUI !!!, que está no lado direito, canto superior, abaixo do aviso Globo de Ouro 2010.

O voto do chá de poejo para melhor filme drama

Nem sempre nossas escolhas coincidem com a daqueles que tem o poder de votar nos melhores filmes, neste caso, os lançados em 2009 nos Estados Unidos. Assim, nos meu palpites ao Globo de Ouro 2010, colocarei aquela película que eu gostaria que vencesse, e a outra opção que acho que sairá, de fato, vencedora.


Se eu pudesse votar no Globo de Ouro 2010, a minha indicação seria para Bastardos Inglórios. Para mim, em 2009, não houve nenhum outro longa que unisse excelente roteiro, produção, direção e performances. Em Bastardos Inglórios, por mais paradoxal que possa ser, Tarantino ao mesmo tempo que subverte a História ao seu bel-prazer, faz História nas páginas douradas da sétima arte. Para mais, clique aqui.

Avatar, esse é o nome do queridinho da crítica, e um fenômeno em termos de bilheteria, e por isso, esse deve ser o nome do longa que receberá o Globo de Ouro nesta categoria. Ele é um grande entretenimento e um grande ao utilizar um ambiente ficcional que a todo momento nos parece real. Entretanto, deve ser entendido como tendo dois momentos distintos, um inovador e outro comum, é difícil imaginar que essas duas características sobrevivam juntas em uma mesma película, mas essa é a regra para se agradar o maior número de mentes. Para mais, clique aqui.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Avatar (2009)

Na última quarta-feira fui ao cinema, não propriamente para ver Avatar, mas por algumas circunstâncias, acabei unindo o útil ao agradável, e acabei vendo o longa. A película passa-se em algum planeta fantasioso da mente do roteirista e diretor James Cameron. O lugar é habitado por uma espécie organizada em tribos, onde as relações primárias ainda são mantidas sob o domínio religioso e familiar. A espécie chamada de Na'vi vive em um ambiente onde a natureza, os outros animais e eles, convivem em sintonia fina, onde matar é um ato necessário à sobrevivência, mas é feito de forma limpa e respeitosa. No entanto, o subterrâneo de Pandora (nome do planeta) esconde um mineral que alimenta a cobiça humana por extrai-lo.

O dilema humano é vivido, por uma lado, pelos militares, que sempre estão prontos para usar a força a fim de alcançar seus objetivos, e por outro, os cientistas, que tentam formas alternativas para conseguir entender bio-quimicamente o planeta, e também, sua organização social. Daí surge a experiência com o programa avatar. Ou seja, os humanos através de uma dada tecnologia (que não se mostra como foi alcançada) conseguem viver em outro corpo, corpo este elaborado tal como os dos nativos de Pandora. E é ai que entra o Jake Sully (Sam Worthington), que ao ficar só na floresta após uma expedição, acaba sendo "acolhido" pela população Na'vi para aprender seus costumes. E a partir daí que a trama se desenvolve.

Não vou continuar descrevendo o longa, até porque não é esse o meu objetivo. Minha intenção é comentá-lo. E sobre isso, digo que o que sustenta a película é a sua produção, especialmente,
o diretor de arte Rick Carter e o fotógrafo Mauro Fiore. Em algumas passagens, Avatar não é apenas um espetáculo visual, mostra questões como o relacionamento com os outros povos, e o poder destrutivo da espécie humana. Inclusive, preciso ressaltar que a cena da destruição da árvore onde viviam os Na'vis é de dar vergonha por se pertencer a espécie humana. Além de ser, esse momento, espetacular! Entretanto, por mais que queiram me convencer, não vejo em Avatar grandes atuações, ou um roteiro de encher os olhos. Até porque, isso não é característica do Cameron. As relações são superficiais, e a delimitação entre vilão e mocinho, ou vilão inconsciente que depois vira mocinho é clara, caso contrário, não teria uma bilheteria de 700 milhões de euros, isso, no começo do mês.

De fato o seu diferenciador são os efeitos especiais, a perfeição na utilização da técnica. No mais, o que a história tem de original? Não posso dizer o contrário, Avatar é um grande entretenimento e um grande ao utilizar um ambiente ficcional que a todo momento nos parece real. Mas não acredito que em seu conjunto ele seja tão espetacular. É preciso analisá-lo em dois momentos. O primeiro é na técnica, e nisso, ele é perfeito, espetacular, genial. No segundo momento, você analisa as atuações e o enredo, e ai na minha opinião ele perde terreno, principalmente quando comparado a outras produções do ano. Não teve um ator/atriz que me chamasse a atenção de maneira especial, e isso não significa más atuações, apenas performances comuns. E sobre o enredo, à medida que se pretende satisfazer um grande número de indivíduos, a trama perde qualidade reflexiva, e torna-se superficial. Assim, Avatar deve ser entendido como tendo dois momentos distintos, um inovador e outro comum, é difícil imaginar que essas duas características sobrevivam juntas em uma mesma película, mas essa é a regra para se agradar o maior número de mentes.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Avatar, Estados Unidos - 2009. Dirigido por James Cameron. Com: Sigourney Weaver, Sam Worthington, Zoe Saldana. 162 minutos. Gênero: Ação, Ficção Científica, Suspense.
Nota: 9.0

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Scorsese receberá o prêmio Cecil B. DeMille

Martin Scorsese que já recebeu o Globo de Ouro em duas oportunidades, receberá, agora, o Prêmio Cecil B. DeMille, entregue anualmente pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, sigla em inglês). Este prêmio é dado a todos aqueles que de alguma forma se notabilizaram no Cinema. Dentre os vencedores, pode-se citar: o próprio Cecil B. DeMille, um dos personagens mais bem sucedidos da indústria cinematográfica, Walt Disney, Darryl F. Zanuck, James Stewart, Joan Crawford, Frank Sinatra, Alfred Hitchcock, Samuel Goldwyn, Bette Davis, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Lauren Bacall, dentre outros, sendo o mais recente vencedor, Steven Spielberg.

Scorsese receberá o prêmio pela sua "notável contribuição no campo do entretenimento". A concessão, votada pelo Conselho da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, foi anunciada por Vera Farmiga, numa conferência de imprensa. Scorsese já recebeu dois Globos de Ouro na categoria de Melhor Diretor por: * Os Infiltrados - 2006 e * Gangues de Nova York - 2002. Além disso, recebeu cinco indicações ao Globo de Ouro, incluindo quatro na categoria de Melhor Diretor (Cassino - 1995; A Época da Inocência - 1993; Os Bons Companheiros - 1990 e Touro Indomável - 1980) e uma na categoria de Melhor Roteiro por Os Bons Companheiros (com Nicolas Pileggi).

Para ver a matéria oficial e completa, clique aqui.